O ensino universitário público e de qualidade para a região é uma constante preocupação do deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC) e tem sido, desde o início do seu primeiro mandato, há cinco anos, motivo de lutas junto ao Governo de Minas para que tal conquista seja efetivada. Para ele, a estadualização da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP) e a presença de polos avançados da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) serão de grande importância para aumentar o nível de formação acadêmica dos jovens mais carentes do interior na região.
“A nossa juventude não terá que buscar estudo nas capitais, muitas vezes precisando sair, inclusive, de Minas. Teremos uma grande melhoria na oferta de mão de obra mais qualificada e isso vai refletir em mais desenvolvimento para a nossa região”, destacou Arantes.
Na última sexta-feira (09/03), o secretário de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), deputado federal Narcio Rodrigues (PSDB), participou do “Encontro Regional – Estadualização da FESP”, em Passos. No evento, foi assinado acordo de cooperação técnica para que, a partir da estadualização da Fundação, os municípios de São Sebastião do Paraíso e Piumhi possam ter polos avançados da UEMG. Além disso, haverá oferta de cursos em todos os níveis por intermédio da educação à distância graças ao Programa UAI-TEC, resultado de uma parceria entre a Sectes, a UEMG e a Unimontes.
“Vou continuar lutando em busca dessa demanda do Sudoeste mineiro. Desde os tempos em que o senador Aécio Neves (PSDB) era governador, temos batalhado para viabilizar a universidade pública para a região”, afirmou.
Antônio Carlos disse que conta com a parceria do governador Antonio Anastasia (PSDB); dos secretários Carlos Melles (Transportes e Obras Públicas) e Cássio Soares (Desenvolvimento Social), que também são da região, para ajudarem nessa empreitada, além dos subsecretários de Ensino Superior, Fábio Kallas (que preside a FESP) e de Políticas Públicas, Renato Andrade.
No final do ano passado, o secretário Narcio esteve no gabinete de Arantes, em Belo Horizonte, e a pauta da conversa foi à universidade pública para a região.
“O secretário Narcio mostrou muita boa vontade e interesse se colocando como nosso parceiro de primeira hora”, disse o deputado.