Oportunidade de Certificação do Ensino Fundamental e Médio de forma Gratuita!

Rate this post

Muitas pessoas não conseguem estudar no método tradicional que é cursar uma série a cada ano, tanto no ensino fundamental como no médio, cada pessoa tem seus próprios motivos e história que impediram de estudar como momento em que conhecemos com idade ideal. Só que essa não é a realidade para muitos brasileiros que mesmo se mantendo informados precisam do certificado de conclusão para seguir em frente.

A solução, na verdade uma delas, é fazer o que muitos chamam de provão, na verdade não deixa de ser, pois são realizadas provas de exame para testar os conhecimento do candidato e saber se está apto para receber o certificado referente ao nível de escolaridade que solicita.

Inscrições para o Encceja 2022

Os interessados em participar das provas do Encceja 2022, Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos, precisam primeiro se cadastrar no portal oficial para verificar o cronograma das próximas provas.

Antes o Encceja fazia prova de competência para o ensino fundamental e médio. Com as provas do Enem, agora o exame é realizado apenas para o ensino fundamental.

O Encceja não é um incentivo para deixar de estudar, ao contrário, para fazer as provas e conseguir provar que está com competência para que o órgão declare e emita o certificado, é necessário obter pontuação mínima exigida.

Esse conceito de certificação foi criado para pessoas que não tiveram a chance de estudar, por isso só podem se inscrever interessados com idade a partir de 15 anos. Para os maiores não há limite teto, pode ter 20,30, 40, 50 anos e assim por diante.

Confira as matérias das provas aplicadas pelo Encceja

  • Língua Portuguesa
  • Língua Estrangeira Moderna (Inglês),
  • Artes
  • Educação Física
  • Redação
  • Matemática,
  • História e Geografia

Ciências Naturais

O que vai cair no Encceja 2022:

Você poderá se preparar melhor para participar do processo seletivo , o exame é determinado por 4 provas, sendo que cada prova possui 30 questões de múltipla escolha, estude e de preferência sempre a áreas específicas de conhecimento e saiba exatamente a maior probabilidade de cair na prova.

Veja como conferir o passo a passo de como fazer a inscrição Encceja 2022.

Quem pode participar do Encceja 2022:

O Encceja 2022 é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos que é um programa do governo que funciona como uma avaliação voluntária e totalmente gratuita que é oferecida a pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os seus estudos na idade certa, essa avaliação tem o objetivo de avaliar as competências, habilidades e conhecimentos no processo escolar e no extra escolar dessas pessoas

Podem participar dessa avaliação pessoas com idade superior a 15 anos e que ainda não conseguiram concluir o ensino fundamental, essa avaliação também é para indivíduos privados de liberdade e que não estão frequentando nenhuma escola, o interessado não paga nada pela inscrição que é feita somente pela internet através do site do programa.

Leia a seguir: Veja a lista de documentos necessários para a inscrição do Encceja 2022

Deixe um comentário