Agendamento Receita Federal passo a passo

Rate this post

O serviço de agendamento Receita Federal 2022 já começou a ser procurado pelos contribuintes de todo o país.

É importante ressaltar que a Receita Federal do Brasil oferece um serviço de agendamento para atender seu público de uma maneira diferenciada. Para tanto, é necessário que o cidadão acesse o portal da Receita e faça o processo de agendamento.

O serviço é essencial para alguns procedimentos e os contribuintes que não fazem o agendamento estão sujeitos ao não atendimento nas unidades.

Confira a seguir todas as orientações e o passo a passo para ser atendido conforme as diretrizes da Receita Federal sem que seja prejudicado.

Sobre o Agendamento Receita Federal 2022

A primeira orientação importante é que o representante é a pessoa que deve comparecer a um posto de atendimento da RFB. Caso o próprio contribuinte queira comparecer à unidade, a informação do campo representante deve ser com o seu próprio CPF.

A pessoa deve comparecer na data e hora marcada com o documento de identificação em mãos. Para realizar atos em nome de outra pessoa, o contribuinte precisa apresentar uma procuração.

Não são todos os serviços oferecidos nas unidades da RFB que são passíveis de agendamento.

Só é possível agendar a análise do DIRF retida em malha por meio do e-CAC, na opção “Declaração IRPF”.

É necessário informar a senha no momento do atendimento, dessa forma, anote-a ou imprima.

Se eventualmente não puder comparecer na data previamente agendada, o cancelamento deve ser feito até às 21 horas do dia que antecede a data do agendamento.

O contribuinte ou o representante ficará impedido de realizar agendamento pelo prazo de 30 dias se não comparecer 2 vezes nos dias e horários agendados, no intervalo de 90 dias.

Como agendar horário na Receita Federal passo a passo?

A primeira etapa é acessar a página de agendamento do site da Receita Federal, ler e aceitar as orientações gerais.

O contribuinte deve acessar o site e preencher um formulário onde deve informar seu CPF ou CNPJ e a data de seu nascimento. Em seguida, clique em avançar.

Fique atento a essa informação:

Na etapa seguinte, o contribuinte deve informar mais alguns dados, como o número do aparelho de telefone ou celular, escolher a unidade de atendimento e clicar na opção agendar.

Na página a que o contribuinte terá acesso, aparecerão algumas opções de serviços prestados, como ‘certidões e situação fiscal’, clique em uma delas e selecione a opção desejada e clique em avançar.

Posteriormente aparecerão as datas, horários e a quantidade de vagas disponíveis para o agendamento. Selecione o horário adequado e clique em avançar. Na sequência será gerada uma senha que deve ser informada no momento do atendimento.

Agendamento Receita Federal por telefone

Por meio do uso do telefone o contribuinte pode contatar a Receita Federal para ter acesso a vários serviços. Tudo isso por meio do chamado ‘Receitafone’, no número 146, disponível para ligações somente no Brasil.

Dentre os serviços que podem ser acessados pelo telefone estão: consulta da restituição do imposto de renda 2022 e solicitação do CPF.

Como cancelar agendamento na Receita Federal passo a passo?

Para cancelar um agendamento é necessário seguir os procedimentos abaixo:

Se for para cancelar atendimento para serviços diversos, acesse o site receita.economia.gov.br. Em seguida, clique nas opções “acesso rápido”, “agendamento” ou clique diretamente em “onde encontro”, posteriormente “Agendamento”.

Na tela em seguida clique na opção cancelar “agendamento”.

Em uma outra tela irá aparecer algumas orientações. Leia atentamente e clique na opção abaixo “li e concordo”.

Na tela “agendamento/cancelamento” que virá em seguida, informe seu CPF ou CNPJ como solicitado pelo sistema, clique em avançar. Irá aparecer um aviso: leia e confirme.

Na página subsequente, escolha a UF e a unidade de atendimento para qual deseja efetuar o cancelamento. Adiante, informe o código de cancelamento e finalmente clique em “requisitar cancelamento de senha”.

Para realizar esse tipo de procedimento será preciso informar dados da senha de atendimento.

Deixe um comentário